Importação e exportação: principais erros que você deve evitar

O Brasil é conhecido por ter um grande fluxo de importação e exportação. Os diversos produtos de gêneros alimentícios, mercadorias bastante produzidas no país, possuem uma grande procura no mercado internacional. Pensando nisso, é preciso que os gestores e empresários orientem os seus processos internos para alavancar as vendas, exportando os seus produtos para outras nações.

Assim como há um grande fluxo de exportação, existe também uma alta importação de produtos. Dessa forma, é preciso que sejam observados alguns erros que podem ocorrer durante esse processo, procurando evitá-los. Então, continue a leitura do nosso artigo até o final para não perder nenhuma informação. Confira agora!

Fornecedores ruins

Os fornecedores são uma parte importante para a estratégia comercial. Eles são responsáveis por fornecerem a matéria-prima e os produtos necessários para serem beneficiados pelo seu empreendimento. Nessa lógica, se os fornecedores ofertam mercadorias de qualidade ruim, é provável que todo o processo de importação e exportação seja prejudicado.

Outro detalhe que merece atenção diz respeito ao atendimento dos prazos acordados entre ambas as partes. Assim, fica mais fácil dar prosseguimento aos serviços de despacho e aos trâmites legais envolvidos na importação ou exportação.

Desse modo, procure sempre buscar referências e desenvolver um relacionamento de longo prazo com os seus fornecedores. Pense nisso!

Logística inadequada

Esse é outro detalhe que merece bastante atenção. O Brasil possui uma grande malha viária, com o segmento rodoviário sendo o mais utilizado. Nessa perspectiva, contar com uma logística integrada, ágil e segura é fundamental.

Afinal, se há atraso na entrega ou no despacho dos produtos, é provável que toda a estratégia comercial seja prejudicada. Nesse cenário, é preciso que os gestores avaliem constantemente a logística da empresa e procurem a melhor solução para o transporte.

Dessa forma, procurar ser eficiente e manter os custos sob controle é um diferencial competitivo para todas as empresas.

Automatização de processos

A época em que os dados e as planilhas eram registrados no papel ficou para trás. Atualmente, as companhias utilizam softwares de gestão e programas gerenciais para agilizar a análise de documentos e a integração entre os diferentes setores da empresa.

Assim, agiliza-se bastante o recebimento, processamento e transmissão das informações. Nos casos de importação e exportação, por exemplo, a emissão de notas fiscais eletrônicas é feita de maneira mais rápida e eficiente.

Além disso, com uma automatização, o gestor consegue avaliar as potencialidades do negócio e alavancar os setores com maior crescimento dentro da empresa. Assim, todo o empreendimento torna-se mais profissional e competitivo.

Não cumprimento da legislação aduaneira

O Fisco possui diversas exigências e procedimentos que devem ser seguidos durante o processo de importação e exportação. Além disso, há a necessidade de declarar todos os produtos corretamente para a Receita Federal.

Caso essas obrigatoriedades não sejam cumpridas, a companhia pode sofrer grandes restrições e multas. Procure sempre contar com a ajuda de consultorias e empresas especializadas em comércio exterior!

A importação e exportação são um dos pilares da economia nacional. Toda empresa deve pensar em vender os seus produtos no mercado internacional.

Que tal aproveitar para conhecer quais são os registros exigidos para empresas importarem e exportarem? Veja agora!