Como escolher o Despachante Aduaneiro certo para a sua empresa

Despachante Aduaneiro

Precisa importar ou exportar produtos para o exterior, mas ainda se encontra perdido(a) com os procedimentos aduaneiros? Tudo bem, nós te entendemos. São diversos processos e burocracias até que o seu produto chegue de forma correta ao destino. Por isso é necessário escolher o despachante aduaneiro certo para a sua empresa. E nós iremos dar algumas dicas para te ajudar.

O processo de despacho de aduaneiros envolve várias etapas que vão desde a entrada no sistema e a emissão de documentação, até a liberação da carga por parte da Receita Federal, além da extensa burocracia, que geralmente é provocada pela quantidade de impedimentos ao comércio existentes no processo.

Por isso, é preciso planejar antecipadamente quais são todas as suas necessidades e, sobretudo, contar com uma empresa e profissionais especialistas no ramo, que ajudarão na finalização com maior agilidade. A Tradeways ACE, tomará  as ações necessárias para boa ordem e execução de todo processo com segurança e em tempo hábil.

O despachante aduaneiro é um profissional fundamental para melhorar ao máximo os processos de importação e exportação. Ele é o responsável por toda documentação necessária no processo de liberação de mercadorias até a alfândega. E separamos algumas dicas que podem aprimorar todo o processo para a sua empresa:

Ter conhecimento na área

Antes, esse profissional necessitava apenas de um registro na Receita Federal, mas atualmente é preciso prezar pelos seus conhecimentos a respeito de procedimentos aduaneiros, logísticos, comerciais, legais e tributários que implicam a liberação aduaneira das cargas que serão exportadas ou importadas. Com isso, sua empresa terá mais sucesso com  profissionais que possuem vasta experiência de mercado e conhecimentos técnicos da operação.

Sistema Siscomex

Para que o despachante aduaneiro possa atuar como representante de uma empresa para a prática dos atos relacionados com despacho aduaneiro, ele deve, primeiramente, ser credenciado no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), e no RADAR,  pelo responsável legal pela pessoa jurídica, além disso, o profissional deverá ter providenciado sua habilitação para utilizar o Siscomex .Ter um sistema integrado ao Siscomex, simplifica diversos processos e diminui o retrabalho, evita riscos e atrasos.

Contrate uma assessoria

O despacho aduaneiro é uma atividade estritamente técnica e contar com uma assessoria é fundamental para ter profissionais que façam os processos da forma mais adequada possível. Afinal, a integração entre empresas, órgãos governamentais, operadores portuários, fornecedores, agentes logísticos e parceiros deve estar em perfeita sintonia para que os resultados desejados sejam atingidos. Essa é a forma mais segura da sua empresa ter tudo sob controle. A Tradeways ACE oferece uma assessoria adequada e uma equipe com experiência e conhecimento na área de comércio exterior, executando os processos aduaneiros e logísticos integrados com redução de custos, maior agilidade, evitando erros que possam levar a perdas de prazos e gerar multas.  

Escolha o modal correto

O despacho aduaneiro é realizado, usualmente, nas zonas alfandegárias, ou seja, em portos, aeroportos, portos secos e zonas de fronteiras terrestres. A empresa que realizará a transação precisa estar registrada na Secretaria da Fazenda Estadual e na Receita Federal. A escolha do melhor modal de transporte envolve as características da carga (tipo, tamanho e volume), a urgência no transporte e a viabilidade econômica da operação. A Tradeways ACE também pode indicar a melhor logística e o modal de embarque mais adequado  ou seja : Maximizando o uso do transporte , minimizando custos .

Durante o despacho aduaneiro, o AFTN (Agente fiscal) inspeciona se a mercadoria relacionada na declaração está em conformidade com a que está sendo examinada. Assim, ele pode checar se os tributos foram calculados e pagos conforme as regras. Esse processo de entrada e saída de mercadorias no comércio exterior é um dos mais importantes no comércio exterior e é nesse momento que o despachante aduaneiro se torna uma peça fundamental para a sua empresa. Fazendo com que seu produto chegue ao destino com agilidade, segurança  no prazo , melhorando todo o seu processo logístico.

Sabemos que para elaborar e executar o despacho aduaneiro é preciso fazer um planejamento estratégico e, por isso, a Tradeways ACE pode facilitar esse processo para você, além de contribuir no processo burocrático de maneira eficiente, oferecendo maior rapidez, além da  melhor orientação classificação fiscal e logística para você. Entre em contato com a gente, temos o know-how  e expertise para se tornar um guia essencial, tornando eficaz  todo o processo , menos complicado, assim, sua empresa poderá compreender quais são os principais objetivos, estratégias e as particularidades que você precisará da assessoria profissional de um Despachante Aduaneiro para suas  aquisições e/ ou venda internacional!